Estudos Bíblicos

Êxodo (28) Gênesis (50)

Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Ele serve de forma perfeita como introdução a todo conteúdo. A palavra “Gênesis”, do grego geneseos, significa “origem” ou “fonte”. Essa palavra traduz o hebraico bereshith, que é a primeira palavra do livro. Essa palavra hebraica significa “no princípio”.
Não se sabe com certeza quem escreveu o livro de Gênesis. A tradição diz que Moisés foi o autor de Gênesis mas outras pessoas acreditam que foi escrito por várias pessoas diferentes. Independentemente de quem tenha escrito, o verdadeiro autor do livro de Gênesis é Deus.
A Bíblia não diz claramente quem escreveu o livro de Gênesis. O autor não se identificou no livro. No entanto, os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) são conhecidos como a Lei de Moisés. O próprio Jesus chamou esses livros de “a Lei de Moisés” (Lucas 24:44). Foi Moisés que escreveu grande parte do texto dos outros quatro livros, por isso, acredita-se que ele também escreveu Gênesis.
Se Moisés escreveu Gênesis, ele provavelmente se baseou em relatos escritos ou orais mais antigos, de seus antepassados. Isso explica como ele relatou acontecimentos que ocorreram antes de seu tempo. Um exemplo disto é a expressão “estas são as gerações de”. Esta expressão comum em Gênesis pode ser traduzida como “estas são as histórias por”. Outra possibilidade é que algumas partes de Gênesis (como a criação do mundo) foram transmitidas por revelação divina. De qualquer forma, o resultado foi uma história coerente, inspirada por Deus.

Durante muito tempo, a autoria de Moisés foi aceito por todos. No entanto, atualmente algumas pessoas sugerem que o livro de Gênesis foi escrito por outra pessoa, mais tarde.
As opiniões variam muito sobre quando Gênesis foi escrito. Algumas pessoas sugerem que apenas foi escrito depois do exílio mas vários livros mais antigos da Bíblia mostram que a “Lei de Moisés” já era conhecida muito tempo antes disso (Josué 8:34; Salmos 103:7).
Algumas outras sugestões são:
• Alguém no tempo do rei Josias – sugerem que o livro da Lei não foi encontrado, foi inventado nesse tempo – II Reis 22:8-10
• Alguém no tempo do profeta Samuel – para unir o povo de Israel e começar uma monarquia
• Alguém no tempo de Josué – juntando e editando o trabalho de Moisés e outras fontes de informação mais antigas
• Várias pessoas ao longo de vários séculos – depois alguém juntou todas as histórias

Não há evidência sólida para nenhuma dessas teorias. O autor/editor do livro de Gênesis mais provável continua a ser Moisés.

Com relação a uma data, não é possível determinar com exatidão o ano em que o livro de Gênesis foi escrito. A data mais aceita entre os estudiosos para a composição de Gênesis é algo em torno de 1400 a.C. Essa data é estipulada com base em alguns detalhes internos do próprio livro, e de outros livros bíblicos que mencionam eventos narrados em Gênesis.
Mas isso não significa que o livro como o conhecemos ficou pronto nessa data. Certamente o livro de Gênesis passou por algumas atualizações posteriores.

Os destinatários do livro de Gênesis
Sem dúvida o público original do livro de Gênesis foi o povo de Israel. Provavelmente Gênesis foi escrito para encorajá-los durante o difícil período do êxodo. Os israelitas estavam deixando o seu passado no Egito e partindo para conquistar a terra prometida pelo Senhor.
Por isso o livro de Gênesis explica verdades fundamentais ao povo de Israel. Ele relata a criação de todas as coisas, o início da história da humanidade e a origem do próprio povo de Israel. O livro de Gênesis mostra como Deus escolheu os israelitas para um relacionamento exclusivo com Ele.

Os propósitos do Livro de Gênesis
Com base no tópico anterior, podemos dizer que os principais propósitos do livro de Gênesis são:
• Revelar a soberania de Deus na criação do universo.
• Ensinar ao povo de Israel sobre os propósitos eternos de Deus.
• Explicar a origem da humanidade e do pecado.
• Relatar como foi a vida dos patriarcas do povo de Israel.
• Revelar o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta. Gênesis fala de um único Deus, Soberano e Criador de todas as coisas.

Resumo, conteúdo e organização do Livro de Gênesis
Existem diferentes formas de organizar o conteúdo de Gênesis. Aqui vamos destacar três formas diferentes. A primeira delas divide o livro de Gênesis em três seções. A primeira seção conta a história primitiva (capítulos 1:1-11:9). A segunda seção fala sobre a antiga história patriarcal (capítulos 11:10-37:1). A seção parte conta a história de José (capítulos 37:2-50:26). Essa última seção também é um tipo de transição entre o primeiro e o segundo livro da Bíblia. Ela fornece detalhes fundamentais para a compreensão do livro de Êxodo.
Também é possível organizar o conteúdo do livro de Gênesis em duas grandes partes principais. A primeira parte  reúne o conteúdo dos capítulos 1:1 ao 11:26. Essa primeira parte é uma introdução geral. Ela começa em Adão e termina em Abraão. É dentro dessa seção que temos: a criação do mundo, a queda do homem com a desobediência de Adão e Eva, dando início ao pecado na humanidade. Nessa seção também lemos sobre Caim e Abel, e sobre a grande depravação da humanidade após a Queda.
Essa depravação resultou no juízo de Deus através do grande Dilúvio. Naquela ocasião apenas Noé e sua família foram poupados por Deus. Essa seção termina com os relatos da desobediência do homem na construção da Torre de Babel já após o Dilúvio.
A segunda parte começa em Gênesis 11:27 e vai até o final do livro. Essa segunda grande parte registra o inicio do povo hebreu. Nela também é desenvolvida de forma mais clara a introdução do propósito divino para a redenção da humanidade. Os personagens principais desta segunda parte do livro são: Abraão, Isaque, Jacó e José.
A última sugestão de organização do livro de Gênesis também divide o livro em três partes. A primeira parte relata a criação do mundo, e se concentra entre os capítulos 1:1 e 2:25. A segunda parte relata a degeneração da humanidade (capítulos 3:1-11:32). A terceira e última parte trata da ideia de regeneração através da redenção providenciada por Deus (capítulos 12:1-50:26).

Curiosidades sobre o livro de Gênesis
• Existe uma dúvida se foi Gênesis ou Jó o primeiro livro da Bíblia a ser escrito.
• O período de tempo descrito em Gênesis abrange um intervalo de tempo maior do que todo o restante da Bíblia.
• Deus é apresentado como Criador pelo menos 50 vezes apenas nos dois primeiros capítulos de Gênesis.
• O livro de Gênesis explica aos israelitas a origem da circuncisão.
• O livro de Gênesis mostra a origem das 12 tribos de Israel.
• O concerto de Deus com Abraão descrito nesse livro é fundamental para o entendimento de toda a Bíblia.
• Gênesis revela como os hebreus foram para o Egito. Essa migração explica um dos eventos mais importantes da história da humanidade: O Êxodo.

Cristo em Gênesis
O livro de Gênesis claramente aponta para Cristo. Logo no capítulo 3 lemos que o próprio Deus anunciou que o descendente da mulher destruiria Satanás (Gênesis 3:15). A genealogia inciada em Gênesis encontra seu final no Novo Testamento com o nascimento de Cristo (cf. Gênesis 5; 11; Mateus 1; Lucas 3).
Noé profetizou que os descendentes de Jafé seriam abençoados encontrando a salvação por meio dos descendentes de Sem. No Novo Testamento vemos o cumprimento dessa profecia na expansão do Evangelho pelo mundo (Romanos 11).
O escritor da Epístola aos Hebreus aponta para o fato de que o sacerdócio de Melquisedeque tipificou o sacerdócio de Cristo (Hebreus 7; cf. Gênesis 14:18-20).
Por fim, também percebemos que logo no começo de Gênesis o paraíso foi perdido pelo primeiro Adão e o pecado passou a assolar a humanidade. Já no Novo Testamento vemos o último Adão restaurando o paraíso e garantindo ao seu povo a vitória sobre o pecado.
A Bíblia começa em Gênesis mostrando o homem sendo privado da presença de Deus. Porém, ela termina mostrando o homem desfrutando da salvação eterna através dos méritos de Cristo. O homem não mais voltará ao Éden, mas habitará com o Senhor no novo céu e nova terra.

Estudo dos capítulos:

Gênesis 1
Gênesis 2
Gênesis 3
Gênesis 4
Gênesis 5
Gênesis 6
Gênesis 7
Gênesis 8
Gênesis 9
Gênesis 10
Gênesis 11
Gênesis 12
Gênesis 13
Gênesis 14
Gênesis 15
Gênesis 16
Gênesis 17
Gênesis 18
Gênesis 19
Gênesis 20
Gênesis 21
Gênesis 22
Gênesis 23
Gênesis 24
Gênesis 25
Gênesis 26
Gênesis 27
Gênesis 28
Gênesis 29
Gênesis 30
Gênesis 31
Gênesis 32
Gênesis 33
Gênesis 34
Gênesis 35
Gênesis 36
Gênesis 37
Gênesis 38
Gênesis 39
Gênesis 40
Gênesis 41
Gênesis 42
Gênesis 43
Gênesis 44
Gênesis 45
Gênesis 46
Gênesis 47
Gênesis 48
Gênesis 49
Gênesis 50



Aleluia!!!

Qual a origem do termo "Hebreu"?

O primeiro testemunho da existência desse termo se encontra nos arquivo do Egito. A palavra ali presente é “khabiri” (na verdade uma palavr...