Estudos Bíblicos

Êxodo (28) Gênesis (50)

Êxodo

Êxodo é o segundo livro do Antigo Testamento, e seu tema principal é a história de Israel após a morte de José narrada no último capítulo do livro de Gênesis, passando pela libertação dos hebreus do Egito até a construção do Tabernáculo.
A palavra Êxodo deriva da palavra grega “exodos” e significa saída ou partida. O livro recebeu esse nome na Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento. O título original em hebraico era apenas o início da primeira frase do livro: “Estes, pois, são os nomes dos filhos de…”.
A palavra Êxodo serviu perfeitamente ao tema principal do livro, já que na primeira metade do livro é descrito a saída dos hebreus do Egito e na segunda metade descreve a formação das leis, instituições e o modelo de adoração em Israel.
A libertação de Israel do cativeiro e sua jornada através do deserto podem simbolizar nossa jornada em um mundo decaído e nossa volta à presença de Deus. Ao estudarem esse livro, os alunos aprenderão mais sobre o poder que o Senhor tem para livrá-los do pecado. Também aprenderão que os mandamentos, as ordenanças e os convênios podem ajudá-los a se preparar para receber as bênçãos da vida eterna.

É amplamente aceito que o autor do livro de Êxodo é Moisés. Essa conclusão fica clara ao analisarmos os detalhes do livro, o que confirma que o autor é uma testemunha ocular dos fatos, dado ao aprofundamento de detalhes descritos, o que significa que não poderia ser qualquer pessoa já que o autor se mostra extremamente culto e talentoso.
Alguns críticos contestam a autoria do livro de Êxodo por Moisés, e não apenas deste livro, mas de todo o Pentateuco, afirmando que o livro de Êxodo foi uma obra conjunta de vários autores finalizada em um período posterior a Moisés.
Todavia, os argumentos contra a autoria de Moisés não são convincentes e não existe qualquer fato que possa colocar em dúvida essa interpretação. Além disto, dentro do livro também existem textos que caracterizam a autoria de Moisés, e depois, o próprio Jesus e também seus discípulos afirmaram que a lei foi escrita por Moisés.

Existem opiniões diversas sobre quando o Êxodo e outros livros de Moisés foram escritos, e não se sabe exatamente onde Moisés estava quando escreveu esse livro. A possibilidade mais aceita entre os estudiosos fica entre 1445 a.C. a 1400 a.C.
Essas datas são baseadas nos textos bíblicos de 1 Reis 6:1 e Juízes 11:26 respectivamente. Existe outra possibilidade defendida com base em suposições de datas dos períodos dos governantes egípcios, e sobre uma data arqueológica do século 13 a.C. que aponta a destruição de cidades cananéias durante a conquista de Canaã, porém a única importância desta discussão é servir de esclarecimento cronológico histórico.

Propósito do Livro de Êxodo
O livro de Êxodo é uma continuação natural do livro de Gênesis, ou seja, sem o conteúdo de Gênesis fica bem difícil compreender os acontecimentos do livro de Êxodo. O propósito principal do livro é um registro de um dos acontecimentos mais importantes da História: a libertação do povo de Israel do Egito por intermédio dos atos redentores de Deus.
O livro  de Êxodo mostra Deus como líder do povo de Israel, e seu servo Moisés servindo como intermediário para tais acontecimentos. Para o povo de Israel, essa revelação escrita do concerto de Deus para com eles é de suma importância, pois relata o interesse pessoal de Deus para com aquele povo. Êxodo permite a consciência destes fatos gerando fé nas gerações posteriores dos hebreus.

O Livro de Êxodo e o Novo Testamento
A partir destes eventos ocorreu uma alto-revelação progressiva de Deus, culminando finalmente no Novo Testamento e na redenção por Jesus Cristo na cruz. Desta forma, é possível traçar um paralelo entre os acontecimentos do Êxodo que foi a marca da Antiga Aliança (Páscoa, travessia do Mar Vermelho, a Lei,) com o novo concerto pela vida, morte e ressurreição de Jesus e a manifestação do Espírito Santo no Pentecoste.

Resumo do livro de Êxodo
Êxodo 1–4 O Senhor atende às súplicas de Israel, erguendo Moisés para livrá-los do cativeiro do Egito.
Êxodo 5–12 Moisés e Aarão pedem a Faraó que liberte os filhos de Israel. Faraó se recusa a fazê-lo, e o Senhor envia pragas para afligir o Egito. A Festa da Páscoa é estabelecida em Israel a fim de celebrar a passagem pelas casas dos israelitas quando Deus feriu os primogênitos dos egípcios.
Êxodo 13–15 Os filhos de Israel partem do Egito. Faraó e seu exército perseguem Israel. O Senhor abre o Mar Vermelho para Israel, e o exército do faraó perece sob as águas. Israel louva ao Senhor por sua libertação.
Êxodo 16–18 Israel murmura devido à falta de alimento e água no deserto. O Senhor envia maná e codornizes para o sustento de Israel e ordena a Moisés que faça verter água de uma pedra. Israel vence os exércitos de Amaleque. Moisés estabelece regras para Israel.
Êxodo 19–24 No Monte Sinai, o Senhor revela as condições de Seu convênio, e Israel faz convênio de obedecer ao Senhor.
Êxodo 25–31 Moisés recebe instruções quanto à construção do tabernáculo, à consagração dos sacerdotes e à realização de sacrifícios. Moisés recebe duas tábuas de pedra contendo o convênio do Senhor com Israel.
Êxodo 32–34 Israel adora um bezerro de ouro. Moisés quebra as tábuas de pedra e roga ao Senhor por Israel. Depois que o povo se arrepende, o Senhor faz outro convênio com Israel e o escreve em duas novas tábuas de pedra.
Êxodo 35–40 Homens habilidosos constroem o tabernáculo, e a glória do Senhor nele repousa.

Curiosidades sobre o Livro de Êxodo
O livro de Êxodo narra importantes acontecimentos que são essenciais para o entendimento de toda Escritura, dos quais podemos destacar os três principais:
• Israel nascendo como nação.
• A instituição dos Dez Mandamentos que é o fundamento da ética e moralidade bíblica.
• Em nenhum outro livro do Antigo Testamento a graça redentora de Deus fica mais evidente.

Estudo dos capítulos:

Êxodo 1
Êxodo 2
Êxodo 3
Êxodo 4
Êxodo 5
Êxodo 6
Êxodo 7
Êxodo 8
Êxodo 9
Êxodo 10
Êxodo 11
Êxodo 12
Êxodo 13
Êxodo 14
Êxodo 15
Êxodo 16
Êxodo 17
Êxodo 18
Êxodo 19
Êxodo 20
Êxodo 21
Êxodo 22
Êxodo 23
Êxodo 24
Êxodo 25
Êxodo 26
Êxodo 27
Êxodo 28
Êxodo 29
Êxodo 30
Êxodo 31
Êxodo 32
Êxodo 33
Êxodo 34
Êxodo 35
Êxodo 36
Êxodo 37
Êxodo 38
Êxodo 39
Êxodo 40

Aleluia!!!

Qual a origem do termo "Hebreu"?

O primeiro testemunho da existência desse termo se encontra nos arquivo do Egito. A palavra ali presente é “khabiri” (na verdade uma palavr...